O efeito cómico dos comportamentos mecânicos e automáticos.

Algumas citações de O riso de Bergson, a título de comentário ao visionamento dos filmes de Buster Keaton…

 “A expressão cómica do rosto é aquela que não promete mais do que aquilo que patenteia. É uma máscara única e definitiva. Dir-se-ia que toda a vida moral do indivíduo cristalizou naquele sistema. E é por isso que uma cara é tanto mais cómica quanto melhor nos sugere a ideia de qualquer acção simples, mecânica, em que a personalidade ficasse para sempre condensada”.


“Automatismo, rigidez, jeito adquirido e conservado, eis os motivos por que uma fisionomia nos faz rir.”
 

“As atitudes, gestos e movimentos do corpo humano são risíveis na medida exacta em que esse corpo nos faz pensar numa simples mecânica.”
 

“Imitar alguém é pôr em evidência a parte de automatismo que essa pessoa deixou introduzir em si. É pois, por definição, torná-la cómica; e, assim, já não nos admiramos que a imitação faça rir.”
 

“Rimos sempre que alguém nos dá a impressão duma coisa.”
 

“É cómico todo o arranjo de actos e acontecimentos que nos dá, inserindo-os uns nos outros, a sensação nítida de um arranjo mecânico.”
 

“A criança diverte-se a ver uma bola lançada contra os mecos deitar tudo abaixo à sua passagem, multiplicando os estragos; e mais se ri ainda quando a bola, depois de voltas e meias voltas, de hesitações várias, torna ao ponto de partida. Por outras palavras: o mecanismo que acabamos de descrever já é cómico quando é rectilíneo mas é-o ainda mais quando se torna circular e quando os esforços da personagem, por uma engrenagem fatal de causas e efeitos, têm como resultado trazê-la pura e simplesmente ao mesmo sítio” 
 

“O gesto, assim definido, difere profundamente da acção. A acção é querida, consciente em todos os casos; o gesto é automático.”
 
 

 

BERGSON, Henri (1900), O riso: Ensaio sobre o significado do cómico [Le rire], trad. de Guilherme de Castilho, Lisboa, Guimarães Editores, 1993.

One Comment

  1. anareis says:

    The auteurs – an online movie theater and gathering place for film lovers

    (http://www.theauteurs.com/)

    sobre Buster Keaton – > http://www.theauteurs.com/cast_members/46

    sobre Jacques Tati – > http://www.theauteurs.com/cast_members/3942