Author Archive

Proposta de trabalho

No meu trabalho optei por fazer um ensaio teorico, onde decidi reflectir sobre alguns temas abordados na aula, abrangendo o acaso, as chance-images, o automatismo e as formas de abstração procuradas para a libertação do individuo e do artísta.

Ao observar atentamente as pessoas que me rodeiam, apercebi-me que existem variadas situações em que estas mudavam de atitude ou personalidade. Como exemplo, durante um jogo de futebol,observei que, pessoas mais tímidas podem ter uma postura de liderança ou mais extrovertida apenas porque o jogo em questão tem regras diferentes das regras com que nos deparamos no nosso quotidiano.

Mas assim como no desporto, também podemos denunciar este tipo de alteração de comportamento quando existe o consumo de drogas, ou por exemplo, durante as férias, onde as pessoas estão dentro de um contexto diferente do seu habitual.

Isto levou-me a pensar que, analisando a vida como um jogo, onde dentro deste outros vários ocorrem, existe uma vontade sempre, consciente ou inconsciente, de fugir ao jogo do quotidiano, onde as regras se impoem de uma maneira muito mais imperativa.

Interessa-me explorar essas diferenças de comportamento como formas de abstracção do dia-a-dia do ser comum e estudá-las, relacionando-as com as formas de abstração utilizadas pelos artístas. Isto, claro, considerando a arte tambem como um jogo, apesar de não tão visíveis sempre as suas regras.

Pretendo perceber e estudar melhor esse desejo do artísta se abstraír, esse desejo do inato, imediato e descontrolado. Para isso, vou abordar diferentes movimentos artísticos e artístas, que na minha opinião estejam ligados com este tema.

Continue reading ‘Proposta de trabalho’ »