Projecto

O trabalho de investigação que estou e pretendo continuar a desenvolver tem um caracter menos concentrado na prática artística de um só indivíduo e mais em questões que surjem levantadas e que se cruzam nos diálogos práticos e teoricos no seio do meio artistico do seculo XX e XXI.

Partindo de um conjunto de entrevistas, textos de artistas, textos de terceiros, imagem, video e todos os meios de informação pertinente relacionados com autores que me vão sendo conhecidos, por pesquisa ou por simples vississitude da vida, vou debruçar-me essencialmente sobre os seguintes temas:
 


-As noções de sucesso/fracasso, as suas pesquisas artísticas e a autonomia do objecto dentro desta dicotomia.


-A noção de fortuna associada à dualidade sorte/azar e a mística em volta do acaso.


-A sabotagem como introduçao de componentes inesperadas na tarefa, no automatismo, no processo.


-A produção, a overdose e a precaridade na prática artística, na autonomia do objecto artístico e na sociedade em que está inserida.


Obviamente este temas são excesivamente vagos para serem detalhadamente trabalhados e irmamente divididos por este trabalho de investigação.

É importante reforçar que estes temas não são estanques, manifestam-se de inúmeras maneiras e entrecruzam-se constantemente, mas estes quatro pilares estruturam acima de tudo a pesquisa que está a ser desenvolvida.

Posteriormente esta informação recolhida irá ser coordenada, não de forma a servir uma introdutiva exposiçao sobre estes temas, mas antes a levantar questões que poderam ser mais ou menos relevantes.

Dito isto, quero acrescentar que apesar de aparentamente ambiguo, trabalhoso e ambicioso, espero e vou trabalhar para oferecer a este trabalho a possibilidade de ser claro e representativo da minha curiosidade sobre as questões em que me vou debruçar.


Francisco Babo Pereira da Silva

Comments are closed.