LuisPereira_projecto

FBAUP  -  2009 / 2010 

____S E M I N Á R I O    D E    P I N T U R A______________ 

 Luís Eduardo A. Pereira

Aluno nº 061267094 – LAP Pintura (4º ano)

Apresentação de Proposta de Trabalho Final

 Porto, Novembro de 2009

 Para esta disciplina de Seminário de Pintura pretendo fazer e submeter a avaliação um trabalho dividido numa componente prática e numa componente teórica. 

 Tematicamente – e procurando desta forma fazer a ponte com as matérias abordadas ao longo das aulas da presente disciplina -, pretendo explorar, essencialmente, a famigerada relação Linha/Mancha. Esta é uma questão a qual, ao longo deste percurso na FBA, me sensibilizou e continua a sensibilizar de alguma forma (tanto no campo do Desenho como no da Pintura). Ainda nesta perspectiva e a nível conceptual, procurarei trabalhar também, simultaneamente, outros temas que me são caros como a relação Ausência/Presença, a vontade de enfatizar o “negativo” (no caso concreto, aquilo que aparentemente tem menos importância) e, ainda, a questão de partir para uma linguagem com algum condicionalismo inicial.
 

 Assim sendo, é meu objectivo transformar um texto – mais exactamente um livro – num conjunto de imagens. Concretamente, partindo das linhas e pontos que compõem um texto impresso (livro sem imagens) procurarei chegar a um conjunto de manchas coloridas (apenas imagens). Partirei, para isso, dos espaços vazios existentes entre as palavras (os meus “negativos” – aquilo que nunca é lido) para conceber uma teia/grelha, a qual terá portanto uma génese totalmente condicionada. Resumindo, partindo da apropriação de um determinado livro/texto, procurarei fazer uma recriação – imagética – do mesmo.

 Este será um trabalho de busca e de transformação. Transformação da linha em mancha e, simultaneamente, de um vazio (mancha?) em linha, assim como daquilo que comummente menos importância recebe num dado contexto, numa grelha condicionadora e determinante para o resultado visual final. É precisamente neste ponto que se coloca a questão respeitante à relação ausência/presença.

 Na prática, a metodologia a usar será a de sobrepondo inicialmente folhas de acetato sobre as várias páginas do livro em causa, criar, manualmente e com a menor deslocação possível de um marcador de cor preta entre os espaços já mencionados, a referida grelha. Numa segunda fase, passarei o conjunto dos desenhos feitos nos acetatos para computador e, utilizando a ferramenta “Photoshop”, preencherei com cores planas os espaços criados, chegando desta forma às desejadas manchas coloridas. No presente momento ainda não defini que critério usar para a escolha das ditas cores.

 O resultado final desta componente prática será, à priori, um livro formalmente o mais semelhante que possa conseguir relativamente ao original e apresentá-los em conjunto. Digo à priori porque gostaria de deixar em aberto e ao sabor do evoluir do trabalho alguma outra ideia que possa surgir, não para substituir o “novo livro” mas como eventual complemento deste.

 No que à componente teórica (pequeno ensaio) diz respeito, não tenho, neste momento, muito a adiantar. Contudo, pretenderei, como se compreenderá, realizar uma reflexão sobre os conceitos-chave que estão presentes no trabalho prático, de forma a poder reforça-lo.

Comments are closed.