PEDRO COSTA – CINEMA EM SERRALVES

 

PEDRO COSTA – CINEMA EM SERRALVES

19 NOV – 02 DEZ 2009 – AUDITÓRIO


O Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta uma programação em torno do cinema de Pedro Costa, um dos mais singulares realizadores da actualidade, cuja obra continua a ser celebrada por todo o mundo, como o testemunha a retrospectiva que recentemente foi dedicada ao seu trabalho na Tate Modern, em Londres, no passado mês de Outubro. Várias trabalhos de Pedro Costa terão agora a sua estreia na cidade do Porto. Aproveita-se a apresentação ao público de NE CHANGE RIEN, o mais recente filme de Pedro Costa, para propor uma reflexão sobre a sua obra. Volvidos vinte anos após a sua estreia, revisita-se O SANGUE, a primeira longa-metragem do autor, na qual, recordando as palavras de João Bénard da Costa, “um cineasta ousa filmar a preto e branco porque só o preto e branco pode dar a ver as coisas escuras e claras que tem para mostrar […]”. Numa exposição documental, serão apresentados cartazes e fotografias dos filmes do realizador. Destaca-se também a estreia no Porto do filme colectivo O Estado do Mundo, filme colectivo realizado por seis dos mais originais realizadores da actualidade, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian. 

O lançamento do livro “Cem Mil Cigarros – Os Filmes de Pedro Costa”, será um momento propício à reflexão e discussão que este cinema motiva nos seus espectadores, que aqui terão a ocasião de se encontrarem com Pedro Costa e com algumas das pessoas que mais têm acompanhado a sua obra .

NE CHANGE RIEN, 2009 
19 a 24, 29 e 30 NOV e 01 e 02 DEZ 2009, 21h30
Auditório de Serralves
M/12

EXPOSIÇÃO DOCUMENTAL EM TORNO DO TRABALHO DE PEDRO COSTA 
19 NOV – 02 DEZ
Foyer do Auditório de Serralves

O SANGUE, 1989
21 e 22 NOV 2009, 18h00
Auditório de Serralves
M/12

ENCONTRO EM TORNO DA OBRA DE PEDRO COSTA 
29 NOV 2009
Auditório de Serralves

16h00
PROJECÇÃO DO FILME “O ESTADO DO MUNDO”, 2007 
Apichatpong Weerasethakul (Tailândia), Vicente Ferraz (Brasil), Ayisha Abraham (India), Wang Bing (China), Pedro Costa (Portugal), Chantal Akerman (França)
M/12

18h30
LANÇAMENTO DO LIVRO “CEM MIL CIGARROS – Os Filmes de Pedro Costa ”
Mesa-redonda com Pedro Costa, Ricardo Matos-Cabo, Óscar Faria e João Fernandes

Comments are closed.