MPAC | mestrado em práticas artísticas contemporâneas

 
 

Mudanças e evoluções aceleradas nas práticas artísticas não foram acompanhadas pela correspondente mutação e actualização das propostas de ensino artístico. A proposta que este curso de mestrado avança é a de se colocar em acerto temporal e conceptual com essas práticas. A nomeação de abrangência pós-medial é, apenas, uma primeira afirmação de territorialidade que quer reivindicar. Aquela que pretende discutir e investigar os processos do fazer saber artístico contemporâneo, a partir das premissas possibilitadas pelo campo expandido.

A noção de fazer saber artístico comporta em si, a segunda premissa fundacional para este curso. A reivindicação de uma epistemologia própria para a investigação levada a cabo por artistas. Muito mais que uma designação historicista de rotulação, interessa questionar activamente o território da Arte Contemporânea como lugar privilegiado de experimentação e interrogação que se alarga para âmbitos não estritamente reservados à pesquisa estética. Uma proposta de abordagem de amplitude alargada. Uma opção pela transdisciplinaridade que, ao ser capaz de gerar esta espécie de epistemologia para o lugar da interrogação artística, terá a capacidade de reflectir, não por inclusão, mas por alargamento, disciplinas, antes estranhas, com particular ênfase naquelas que questionam directamente a envolvência de realidades com que a arte se contextualiza para existir.

A estas considerações de âmbito alargado devemos acrescentar a incorporação em grande escala de mecanismos de índole tecnológica na elaboração das peças artísticas. Esta só foi possibilitada pelo correspondente desenvolvimento tecno-científico. Podemos, constatar, contudo, que a aceleração definitiva se dá a partir das últimas décadas do século XX. Este é o tempo e o espaço das práticas artísticas contemporâneas.

Apresentação