Bleu

By anabelemreis

“Azul, branco, vermelho: liberdade, igualdade, fraternidade. Piesiewiez perguntou-se depois de termos tentado o Dekalog, porque não tentar liberdade, igualdade e fraternidade?…O ocidente tem implementado estes três conceitos num plano político ou social, mas é algo completamente diferente num plano pessoal. E foi por isso que nós pensamos nestes filmes.” Kieslowski *

“Uma noite eu vi um compositor Polaco a ser entrevistado na televisão. Ele estava com a sua mulher. Eu disse a mim mesmo que aquela mulher devia ter um papel importante na sua vida. Esse foi o ponto de partida para “Blue”. K. Piesiewiez (co-escritor do Bleu) *

“Em Bleu, a prisão é criada quer pelas emoções quer pela memória”. Kieslowski *

Depois de ter produzido uma série de dez filmes televisivos baseados nos dez mandamentos, Kieslowski pretende abordar os grandes ideais das sociedades modernas democráticas com o Trois Couleurs: Bleu, Blanc, Rouge. Produzidos todos ao mesmo tempo, estes filmes têm como ponto de partida os ideiais da revolução francesa liberdade, igualdade, fraternidade, correspondendo cada um deles a uma das cores da bandeira de França. Ao contrário do que seria de supor, na triologia Kieslowski vai procurar não usar uma abordagem política mas antes uma íntima e pessoal sobre os conceitos do mundo moderno, fugindo ao fácil filme épico histórico. Em Bleu, em vez de trabalhar sobre um conceito abstracto, ideai, utópico, Kieslowski apresenta-nos a liberdade dando-lhe uma história, um rosto, uma cor e um som.
Como indica o próprio nome do filme, a cor azul vai ser constante na construção das imagens. Slawomir Idziak (responsável pela Fotografia) recorreu para isso ao uso de filtros azuis num equilibrio com a cores mais quentes. Mais do que tentar filmar retratos de pessoas e lugares físicos reais Kieslowski quis ocupar-se de através deles potenciar referências a lugares que não vemos mas que estão presentes ao longo de todo o filme: trata-se de colocar o lugar psicológico e emocional antes do extremo realismo.

ver entrevista a Krzysztof Kieslowski (audio em inglês)

*(trad.livre)

________________________

“Blue, white, red: liberty, equality, fraternity. Piesiewiez had the idea that having tried Dekalog, why shouldn’t we try liberty, equality and fraternity?… The West has implemented these three concepts on a political or social plane, but it’s an entirely different matter on the personal plane. And that’s why we thounght of these films.” Kieslowski

“One night I saw a Polish composer being interviewed on television. He was with his wife. I said to myself that this woman must have an important role in his life. That was the starting point for Blue” K. Piesiewiez (Bleu’s co-writer)

“In Blue the prision is created by both emotions and memory.” Kieslowski

After directing a ten tv-films based on the ten commandments, Kieslowski wants reflect about the great ideals of modern democrat societies with Trois Couleurs: Bleu, Blanc, Rouge. Directed all at the same time, these films have as the starting point the french revolution’s ideals liberty, equality and fraternity, each one with a colour of France’s flag. Otherwise as we may think, in these trilogy Kieslowski doesn’t make a political approach, but instead, he makes an intimate, personal vision about these concepts of the modern world, escaping form the easy epic historic film. In Bleu, instead of working about an abstract, ideal and utopian concept, Kieslowski shows us the liberty with a specific story, a face, a colour and a sound.
As the name of the film states, the colour blue will be the key on the construction of the images. Slawomir Idziak (Photography’s director) uses blue filters in a balance with warmer colors. More than make portraits of people and physic real places, by those Kieslowski makes references to places that we can’t see but are present in all the film: he puts the phycological and emocional place before the extreme realism.

show Krzysztof Kieslowski’s interview (english audio)

Comments are closed.